26 de outubro de 2009

Emilia forma palavras

Estou colocando para evitar plagios da minha obra. Esta esquete fora escrita por mim, Nathan Rodrigues e pela professora Karine Luiz e foi apresentada no 2º Cafe Literario do Colegio Sao Gonçalo - RJ. Em breve o video da apresentaçao.

CAFÉ LITERÁRIO - ESQUETE

1º Ato - Início - Performance MONTEIRO LOBATO

MONTEIRO LOBATO entra, senta-se ante a maquina de escrever e começa a datilografar a historia.

MONTEIRO LOBATO: Vocês devem estar se perguntando quem sou eu... Ora... Não me conhecem? Eu sou Monteiro Lobato. O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos. Eu nasci numa fazenda em São Paulo, há muito tempo. Antes de escrever quis ser pintor. Desenhava muito bem. Ah! Vocês sabiam que foi minha mãe que me ensinou a escrever? Vocês sabiam, que em 1918 eu escrevi meu primeiro livro, se chamava Urupês. Em 1920 escrevi A Menina do Nariz Arrebitado, que alem de ter sito adotado nas escolas, bateu recordes com 50.000 exemplares. Eu já fiz de tudo nessa vida. Morei em Buenos Aires, participei da Editora brasiliense, fui simpatizante comunista, traduzi muito e tive muitas de minhas obras traduzidas. Mas agora, vou contar a historia que realmente me trouxe aqui para o Colégio São Gonçalo hoje. Quando a Emilia, a boneca de macela, toma uma pílula falante e desembesta numa falação sem tamanho, eh de morrer de rir. E logo, logo, sem a gente perceber, ela vira gente. Apronta, inventa, encara. Eh demais! O livro todo eh uma surpresa. Você pensa que vai acontecer uma coisa e acontece outra completamente diferente.. Muito mais divertido do que a minha cabeça poderia inventar. Tudo acontece no Sitio do Pica-pau Amarelo onde só moram crianças e avos, o Marquez de Rabicó, que eh um porquinho que come tudo o que vê pela frente, a espevitada Emilia e um sabugo de milho que eh um sábio de cartola e que sabe tudo sobre todas as coisas: o Visconde de Sabugosa.

2º Ato - Abertura - Monólogo SACI

A Tia Nastácia esta no palco arrumando a mesa e não percebe a entrada do Saci.

O Saci entra cuidando para que a Tia Nastácia não o veja.

SACI: Bom Dia, Senhoras! Bom Dia, Senhores! Meninos, meninas do meu Brasil. Esta começando agora o 2º Café Literário do Colégio São Gonçalo. E nesta edição vamos fazer uma viagem ao Mundo Mágico do Sitio do Pica-pau Amarelo... Ih!... A Dona Benta vem ai... Eu tenho que ir... Tchau pessoal!!!

3º Ato - Tia Nastácia e Dona Benta conversando (desfile)

DONA BENTA: Tia Nastácia!... A senhora viu a Narizinho e o Pedrinho por ai?... Não os encontro em lugar algum...

TIA NASTACIA: Ah Dona Benta... Essas dois acharam um livro de um tal de Monteiro Lobato e não para de ler em nenhum lugar.

DONA BENTA: Menos mal. Monteiro Lobato foi um dos melhores escritores do Brasil e eh também o meu preferido. Foi ele quem escreveu o Sitio do Pica-pau Amarelo. Aquele livro que fala sobre a Emilia, aquela boneca de pano.

TIA NASTACIA: Num eh nesse livro que tem a tal da bruxa Cuca?

DONA BENTA: Isso mesmo. A Cuca eh uma bruxa malvada. Mas também tem o Visconde de Sabugosa. Um senhor muito simpático... Ahh e também não vamos esquecer o Tio Barnabé. Esses personagens são fantásticos.

TIA NASTACIA: Eh... Mas agora eles começaram a falar umas coisas que eu não entendo nada, so.

DONA BENTA: Mas o que eles falaram que você não entendeu?

TIA NASTACIA: Essa tal de raiz das palavra! E la palavra tem raiz, so?!?

DONA BENTA: (Risada) São partes das palavras que dão origem a outras. Também são chamadas de sufixos e prefixos. Por exemplo: com a palavra jardim, podemos formar outras palavras como jardineiro e jardinagem.

TIA NASTACIA: Ah! Entendi! Mas que trem eh esse de suflixo, refluxo ou sei la o que, so?

DONA BENTA: (Risada) São prefixos e sufixos. Eh muito simples. São as partes iguais nas palavras. Os prefixos aparecem na frente das palavras como: trans, re e com. Já os sufixos aparecem no final das palavras, como o formar por exemplo. Assim, se juntarmos o prefixo e o sufixo teremos uma nova palavra.

TIA NASTACIA: Minha Nossa Senhora Aparecida das Grimpa Turva!!!... Então eh fácil de mais, so!... Então deixa eu ver se entendi. Se eu juntar o prefixo trans e o sufixo formar, eu tenho a palavra transformar. Do mesmo jeito que eu posso formais o reformar e confirmar?!?

DONA BENTA: Isso! Isso mesmo!

TIA NASTACIA: Mas que trem bao, so!

4º Ato - Emilia forma palavras

PEDRINHO E NARIZINHO entram correndo e falam (juntos): Vovo! Vovo!

NARIZINHO: Conte-nos a historia da Emilia, os sufixos e os prefixos.

PEDRINHO: Sim, por favor!

O Pedrinho entrega o livro para Dona Benta, que o pega, abre-o e inicia a leitura:

DONA BENTA: Um reino não muito distante chamado Gramática recebeu a visita de um grupo um tanto diferente: uma boneca de retalhos, um sabugo de milho e um porquinho muito fofo...

Neste momento os personagens imaginários entram.

EMILIA: Ai, Senhor Visconde, estou tão cansada... Já caminhamos por quase uma hora. Onde esta a sua amiga?...

VISCONDE: Acho que estamos próximos... - Visconde olha para o lado e avista a Etimologia, cumprimenta-a ajoelhando-se e beijando-lhe a mao - Eh uma honra revê-la após tantos anos, Senhorita.

ETIMOLOGIA: Como assim após tantos anos?... Esta me chamado de velha?

VISCONDE: De maneira alguma, senhorita.

EMILIA: Oh minha cara, não de ouvidos a esse ai. Prazer, eu sou Emilia - cumprimenta-se com beijos no rosto. - E este aqui eh o Rabicó.

RABOCO: Encantado em conhecê-la.

ETIMOLOGIA: Então... A que devo a honra desta inesperada visita?

EMILIA: Eu gostaria de saber um pouco sobre os sufixos e os prefixos. O Visconde disse que a Senhorita eh sabida do assunto...

ETIMOLOGIA: Ah!! Por que não falaram logo. - Etimologia grita: Pessoal, podem vir. - Entram as palavras. - Estes são os sufixos e prefixos. Nos usamos para formar palavras novas. Sintam-se a vontade para formar as palavras que quiserem!

EMILIA: Muito agradecida. - Emilia analisa os fragmentos de palavras a sua frente e seleciona dois para formar uma palavra. - Você e você! (pedr+aria). Pedraria. Nunca ouvi falar nesta.

ETIMOLOGIA: Tente novamente! Eh divertido!

EMILIA: Você e você. (pedr+eira) Pedreira. Ai! Que coisa fantástica!

RABICO: Agora eh minha vez! Minha vez! (Cas+Ada) Casada.

VISCONDE: Ei! Não se esqueçam de mim! (pedr+Ada) Pedrada! Uhn... Interessante. (olha com cara de quem não entendeu nada rsrs)

RABICO: Eu quero ir de novo. (Cas+eira) Caseira! Ai... Bateu uma fome agora

VISCONDE: Eh mesmo! Já esta na hora de voltarmos para casa.

EMILIA: Ah não! Eu quero formar mais uma.

VISCONDE: Então ande logo.

EMILIA: (cant+Ada) Cantada. Isso me lembra aquela velha musica... Quero cantá-la.

VISCONDE: A gente canta no caminho. Vamos.

EMILIA: Muito Obrigada, senhora Etimologia.

Todos agradecem a Etimologia e aos fragmentos. Emília, Visconde, Rabicó, saem. Logo após Etimologia e os fragmentos também.

5º Ato - Final

NARIZINHO: Que legal... A Emilia aprendeu a formar novas palavras.

PEDRINHO: Conte outra história, Vovo!

DONA BENTA: Acho melhor fazermos um passeio pelo sitio. O que acham?

NARIZINHO: Ótima idéia.

Narizinho, Pedrinho, Tia Nastacia e Dona Benta saem.

Entra Emilia dançando.

Após a dança entram todos os personagens conversando entre si e cantam a musica tema do Sitio do Pica-pau Amarelo.

Considerações finais e agradecimentos

MONTEIRO LOBATO: Quando eu mandar na minha vida, vou me mudar pro Sitio do Pica-Pau Amarelo e viver também no bem bom. No mundo inteiro não tem lugar melhor... O Sitio eh gostoso como chinelo velho. Vocês não mudariam pra la? Não posso acreditar que crianças com 8 anos nunca leram meus livros ou se perderam em minhas paginas. Quem não fez isso perdeu o maior tempo da vida. Mais ainda da tempo. Corra pra conseguir um livro meu e ficar abraçado com a alegria. As escolas poderia fazer isso. Os meus livros didáticos são melhores do que os que fazaem hoje em dia. Pena que os conceitos estão superados... Não da mais pra usar A gramática e a Aritmética da Emilia ou a geografia da dona benta, mas da pra pensar na invenção duma aula mais interessante, mais divertida, menos aborrecida e chatosa. Conseguir uma surpresa eh o segredo! Vocês não gostaria? O que sempre me preocupou foi fazer as pessoas viajarem lendo meus livros. Quero que meus alunos escrevam assim: soltos, divertidos, inventadeiros, assassinando as literatices. Eu sou brasileiro! E quero trazer o Brasil para as crianças. Ficar lagarteando ao sol, comendo jabuticabas, subindo em arvores, debochando das macaquices imitativas das estrangeirices, saboreando o nosso folclores, nas historias da tia Nastácia e no saci, mostrando a nossa riqueza no poço do visconde, vivendo num patriotismo consciente e não apalermado e paradao.que vocês querem que a minha historia viva durante muitos e muitos séculos? Não sei... Será que a Emilia Gostaria?

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