CAFÉ LITERÁRIO - ESQUETE
1º Ato - Início - Performance MONTEIRO LOBATO
MONTEIRO LOBATO entra, senta-se ante a maquina de escrever e começa a datilografar a historia.
MONTEIRO LOBATO: Vocês devem estar se perguntando quem sou eu... Ora... Não me conhecem? Eu sou Monteiro Lobato. O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos. Eu nasci numa fazenda
2º Ato - Abertura - Monólogo SACI
A Tia Nastácia esta no palco arrumando a mesa e não percebe a entrada do Saci.
O Saci entra cuidando para que a Tia Nastácia não o veja.
SACI: Bom Dia, Senhoras! Bom Dia, Senhores! Meninos, meninas do meu Brasil. Esta começando agora o 2º Café Literário do Colégio São Gonçalo. E nesta edição vamos fazer uma viagem ao Mundo Mágico do Sitio do Pica-pau Amarelo... Ih!... A Dona Benta vem ai... Eu tenho que ir... Tchau pessoal!!!
3º Ato - Tia Nastácia e Dona Benta conversando (desfile)
DONA BENTA: Tia Nastácia!... A senhora viu a Narizinho e o Pedrinho por ai?... Não os encontro em lugar algum...
TIA NASTACIA: Ah Dona Benta... Essas dois acharam um livro de um tal de Monteiro Lobato e não para de ler em nenhum lugar.
DONA BENTA: Menos mal. Monteiro Lobato foi um dos melhores escritores do Brasil e eh também o meu preferido. Foi ele quem escreveu o Sitio do Pica-pau Amarelo. Aquele livro que fala sobre a Emilia, aquela boneca de pano.
TIA NASTACIA: Num eh nesse livro que tem a tal da bruxa Cuca?
DONA BENTA: Isso mesmo. A Cuca eh uma bruxa malvada. Mas também tem o Visconde de Sabugosa. Um senhor muito simpático... Ahh e também não vamos esquecer o Tio Barnabé. Esses personagens são fantásticos.
TIA NASTACIA: Eh... Mas agora eles começaram a falar umas coisas que eu não entendo nada, so.
DONA BENTA: Mas o que eles falaram que você não entendeu?
TIA NASTACIA: Essa tal de raiz das palavra! E la palavra tem raiz, so?!?
DONA BENTA: (Risada) São partes das palavras que dão origem a outras. Também são chamadas de sufixos e prefixos. Por exemplo: com a palavra jardim, podemos formar outras palavras como jardineiro e jardinagem.
TIA NASTACIA: Ah! Entendi! Mas que trem eh esse de suflixo, refluxo ou sei la o que, so?
DONA BENTA: (Risada) São prefixos e sufixos. Eh muito simples. São as partes iguais nas palavras. Os prefixos aparecem na frente das palavras como: trans, re e com. Já os sufixos aparecem no final das palavras, como o formar por exemplo. Assim, se juntarmos o prefixo e o sufixo teremos uma nova palavra.
TIA NASTACIA: Minha Nossa Senhora Aparecida das Grimpa Turva!!!... Então eh fácil de mais, so!... Então deixa eu ver se entendi. Se eu juntar o prefixo trans e o sufixo formar, eu tenho a palavra transformar. Do mesmo jeito que eu posso formais o reformar e confirmar?!?
DONA BENTA: Isso! Isso mesmo!
TIA NASTACIA: Mas que trem bao, so!
4º Ato - Emilia forma palavras
PEDRINHO E NARIZINHO entram correndo e falam (juntos): Vovo! Vovo!
NARIZINHO: Conte-nos a historia da Emilia, os sufixos e os prefixos.
PEDRINHO: Sim, por favor!
O Pedrinho entrega o livro para Dona Benta, que o pega, abre-o e inicia a leitura:
DONA BENTA: Um reino não muito distante chamado Gramática recebeu a visita de um grupo um tanto diferente: uma boneca de retalhos, um sabugo de milho e um porquinho muito fofo...
Neste momento os personagens imaginários entram.
EMILIA: Ai, Senhor Visconde, estou tão cansada... Já caminhamos por quase uma hora. Onde esta a sua amiga?...
VISCONDE: Acho que estamos próximos... - Visconde olha para o lado e avista a Etimologia, cumprimenta-a ajoelhando-se e beijando-lhe a mao - Eh uma honra revê-la após tantos anos, Senhorita.
ETIMOLOGIA: Como assim após tantos anos?... Esta me chamado de velha?
VISCONDE: De maneira alguma, senhorita.
EMILIA: Oh minha cara, não de ouvidos a esse ai. Prazer, eu sou Emilia - cumprimenta-se com beijos no rosto. - E este aqui eh o Rabicó.
RABOCO: Encantado em conhecê-la.
ETIMOLOGIA: Então... A que devo a honra desta inesperada visita?
EMILIA: Eu gostaria de saber um pouco sobre os sufixos e os prefixos. O Visconde disse que a Senhorita eh sabida do assunto...
ETIMOLOGIA: Ah!! Por que não falaram logo. - Etimologia grita: Pessoal, podem vir. - Entram as palavras. - Estes são os sufixos e prefixos. Nos usamos para formar palavras novas. Sintam-se a vontade para formar as palavras que quiserem!
EMILIA: Muito agradecida. - Emilia analisa os fragmentos de palavras a sua frente e seleciona dois para formar uma palavra. - Você e você! (pedr+aria). Pedraria. Nunca ouvi falar nesta.
ETIMOLOGIA: Tente novamente! Eh divertido!
EMILIA: Você e você. (pedr+eira) Pedreira. Ai! Que coisa fantástica!
RABICO: Agora eh minha vez! Minha vez! (Cas+Ada) Casada.
VISCONDE: Ei! Não se esqueçam de mim! (pedr+Ada) Pedrada! Uhn... Interessante. (olha com cara de quem não entendeu nada rsrs)
RABICO: Eu quero ir de novo. (Cas+eira) Caseira! Ai... Bateu uma fome agora
VISCONDE: Eh mesmo! Já esta na hora de voltarmos para casa.
EMILIA: Ah não! Eu quero formar mais uma.
VISCONDE: Então ande logo.
EMILIA: (cant+Ada) Cantada. Isso me lembra aquela velha musica... Quero cantá-la.
VISCONDE: A gente canta no caminho. Vamos.
EMILIA: Muito Obrigada, senhora Etimologia.
Todos agradecem a Etimologia e aos fragmentos. Emília, Visconde, Rabicó, saem. Logo após Etimologia e os fragmentos também.
5º Ato - Final
NARIZINHO: Que legal... A Emilia aprendeu a formar novas palavras.
PEDRINHO: Conte outra história, Vovo!
DONA BENTA: Acho melhor fazermos um passeio pelo sitio. O que acham?
NARIZINHO: Ótima idéia.
Narizinho, Pedrinho, Tia Nastacia e Dona Benta saem.
Entra Emilia dançando.
Após a dança entram todos os personagens conversando entre si e cantam a musica tema do Sitio do Pica-pau Amarelo.
Considerações finais e agradecimentos
MONTEIRO LOBATO: Quando eu mandar na minha vida, vou me mudar pro Sitio do Pica-Pau Amarelo e viver também no bem bom. No mundo inteiro não tem lugar melhor... O Sitio eh gostoso como chinelo velho. Vocês não mudariam pra la? Não posso acreditar que crianças com 8 anos nunca leram meus livros ou se perderam em minhas paginas. Quem não fez isso perdeu o maior tempo da vida. Mais ainda da tempo. Corra pra conseguir um livro meu e ficar abraçado com a alegria. As escolas poderia fazer isso. Os meus livros didáticos são melhores do que os que fazaem hoje
ótimo texto
ResponderExcluir