27 de maio de 2011

O HOMEM SEM ROSTO

fonte: ta ligado (http://www.taligadao.com/2008/08/o-homem-sem-rosto.html)

À esquerda José Mestre com 14 anos quando seu tumor ainda estava começando e ao lado ele hoje em dia.

O ex-guarda de trânsito José Mestre, que durante décadas recusou todas as cirurgias possíveis em seu rosto desfigurado, em virtude da sua opção religiosa (ele é Testemunha de Jeová), teve suas esperanças reavivadas por um médico britânico que prometeu operá-lo, através de inovadoras técnicas médicas sem que seja necessária uma transfusão de sangue.
Relutante em aceitar o recurso da transfusão sanguínea, Jose Mestre, que tem 51 anos, aprendeu a sobreviver com um tumor, que nasceu em seu lábio ainda na adolescência e hoje ocupa quase a totalidade de seu rosto.

O tumor atualmente tem quase dez quilos e já deixou Jose cego de um olho, transformando suas refeições em um verdadeiro calvário. Como ela já começa a bloquear suas vias aéreas, os médicos temem por sua vida.
Segundo o site Telegraph, essa equipe britânica de cirurgiões faciais, chefiada por Iain Hutchison, propôs tratar José, utilizando uma técnica revolucionária, que usará ondas ultrasonicas para coagular seu sangue antes da cirurgia.
Esta técnica deve permitir que o tumor seja removido sem risco de uma forte hemorragia - preservando sua doutrina religiosa, que proíbe transfusões sanguíneas, o único fator que tem dificultado a sua busca por tratamento.
O Dr. Hutchison, diretor do Saving Faces, está muito otimista: "Creio que podemos retirar uma grande parte das lesões - cerca de 80 por cento", disse ele. O "Saving Faces" é o único programa no Reino Unido exclusivamente dedicado à redução mundial de doenças e lesões faciais.

"The Man with No Face" (O Homem sem Rosto)

A vida de José Mestre foi documentada pelo Discovery Channel que produz uma série chamada "Minha história chocante". Através do programa, o Testemunha de Jeová português conseguiu acesso a esse tratamento gratuito com o especialista inglês.
Diariamente, Mestre deixa sua casa nos arredores de Lisboa e segue para a Praça do Rossio, no centro da capital portuguesa, onde costuma chamar a atenção de quem passa pelo local. Ele morava com a mãe, de quem adquiriu todas as fortes doutrinas de sua religião, mas desde a sua morte, é sustentado por parentes, que discordam de sua passividade frente à doença.
"Morra sozinho! Pra mim, chega!", gritou aos prantos a irmã de Mestre, Guida, num momento de desespero, enquanto o irmão se mostrava relutante em aceitar as sugestões do médico. Mesmo sem compartilhar da mesma fé, a família dá toda assistência necessária ao português que, por causa do problema, não consegue arrumar emprego e, muito menos, uma namorada.
O cirurgião Iain Hutchison, do Hospital St. Bartholomew em Londres está esperançoso com o novo método proposto para extirpar o tumor do rosto do paciente. "Eu acho que nós conseguiremos tirar uma grande parte dele. Cerca de 80%". De qualquer maneira, o espanto com o caso do português é notório. "Eu nunca vi uma má formação vascular tão grande".
O tratamento ao qual Mestre será submetido é inovador, pois através de ondas de ultra-som, seu sangue será coagulado antes de qualquer corte ser realizado, o que irá reduzir significativamente o sangramento durante a cirurgia e evitar a necessidade de transfusão.
Jose Mestre e sua irmã Guida em Londres.

Como reagirá a um novo rosto?

Assim que viu José, Hutchison não hesitou em propor-lhe uma cirurgia inovadora e completamente gratuita. "Não cobro muitas das cirurgias que faço. Eu já recebo o meu ordenado do Estado e posso dizer que não sou pobre, não ganho tanto quanto um jogador de futebol, mas ganho bem. E não há nada melhor do que curar uma pessoa. Poder ajudar os pacientes nesta situação é algo maravilhoso", conta o cirurgião.

José demorou um pouco para decidir-se. E o médico, experiente, não consegue censurá-lo. "Ele está cansado e apreensivo. Não tem tido uma vida fácil. Já foi visto por outros médicos e passou por outros tratamentos que não obtiveram resultado positivo. Porque é que há-de acreditar?"
Além disso, existe um lado psicológico que não pode ser menorizado. "Porque o rosto de cada um faz parte da sua personalidade e José Mestre viveu praticamente toda a sua vida com a cara deformada, cada vez mais deformada. Como reagirá a um rosto completamente novo e que não terá nada a ver com a memória de si mesmo quando era adolescente?".
O cirurgião acredita que José necessitará de ajuda psicológica, mas que será muito mais feliz sem a doença. "Até por motivos funcionais." José quase não consegue respirar, fala e come com dificuldade, só consegue ver de um olho. Em breve começará a sofrer de outras doenças associadas a esta condição.
"Já operei muitos outros pacientes com este problema, mas nunca tinha visto nenhuma lesão assim tão grande", confessa o médico, um dos maiores especialistas ingleses em cirurgia facial e fundador da Saving Faces, uma fundação que reúne 500 cirurgiões de todo o país com o objectivo de estimular a pesquisa nesta área.

Desde os 2 anos de idade nos consultórios 

José Mestre nasceu com uma mancha escura mas aparentemente inofensiva no rosto. "A mancha era lisa, mas começou a criar borbulhas e estas foram evoluindo até me consumir a face quase por completo e hoje só me resta um olho, do qual vejo mal", conta, descrevendo que tinha menos de dois anos quando a mãe começou a peregrinação pelos médicos.
A má formação vascular e o angioma de que padece foram progredindo ao longo do tempo, apesar de José ter sido operado ao lábio inferior, aos 14 e aos 18 anos, para tentar conter a progressão da doença.
O angioma, que lhe chega abaixo do pescoço, está a comprometer-lhe cada vez mais a fala e a vergar-lhe a coluna devido ao peso, tornando muito difícil que José consiga trabalhar, mas nem sempre foi assim.
"Aos 14 anos eu ajudava numa drogaria e a partir dos 16 controlava o trânsito numa via de Queluz, onde então morava, tendo mantido essa ocupação até aos 46 anos, em acumulação com o Rossio, onde estou há mais de duas décadas", recordou José Mestre.
Crença religiosa colaborou para que a doença se agravasse ainda mais.


Diferentes reações das pessoas

"As pessoas sempre me dão alguma coisa e às vezes ganho 15 euros por hora. Se não fosse assim, nunca poderia pagar o aluguel, a água, luz e gás e os meus medicamentos, pois recebo do Estado apenas uma pensão por invalidez", acrescenta.
Todavia, as reações de quem passa nem sempre são as melhores. "Há uma ou outra pessoa que se interessa pelo meu problema e vem falar comigo, mas a maioria apenas quer tirar fotos e essa falta de respeito me magoa", confessou José Mestre, acrescentando que também há quem lhe peça para "tirar a máscara".
As situações já levaram José Mestre a mostrar a carteira de identidade, em cuja fotografia está claramente patente o angioma, ou até a apedrejar quem o provoca.
"O José tem vários processos porque, quando atira pedras, as pessoas vão dizer à polícia que ele é agressivo, mas não contam que o insultam ou lhe tiram fotografias, até com os celulares, sem sequer pedir", revelou a irmã, Guida.
Outras pessoas fogem "agarradas à carteira como se tivessem medo que as fosse atacar e roubar", conta José com uma ponta de ira e de mágoa.
Apesar da estranheza manifestada por muitos transeuntes, José Mestre afirma que o seu caso não é o único no país, "nem sequer em Lisboa, onde existem pelo menos mais dois ou três, entre eles um homem que costuma carregar o celular numa loja do Rossio e duas crianças que passam muitas vezes na praça com sua mãe".
Guida, irmã de José, pede "que as pessoas se aproximem de José sem receio e o tratem com a dignidade que ele merece", e que "deixem de tirar fotografias abusivas, sem autorização dele, porque algumas delas já foram encontradas até como curiosidade em sites pornográficos."

Fonte: Telegraph

33 comentários:

  1. Meu... na boa... isso me dói! Me machuca mesmo.

    Como uma pessoa deixa de se curar de um doença como essa por causa de uma transfusão de sangue?

    Apesar de não concordar, eu entendo e respeito a doutrina das testemunhas de Jeová em relação ao sangue, mas... isso não anula o fato de que isso DÓI! E não só neste caso específico.

    ResponderExcluir
  2. Este cara é loco prefere ficar com este rosto estranho

    ResponderExcluir
  3. NÃO SE TRATA DE SOFRER, MAS SIM COMPREENDER COM RESIGNAÇÃO A DOR, POIS QUEM ACREDITA SERA CONFORTADO.
    QUE DEUS LHE CONCEDA MITAS BENÇAOS NESTA SUA NOVA EMPLEITADA MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  4. ai isso ta doendo em mim, cara que horror '-'

    ResponderExcluir
  5. Testemunhas de Jeová, seita satânica levando milhares de pessoas á morte e para o inferno.Olha o estado que chega tais proibições humanas, a biblia diz que devemos cuidar do "templo" do Espirito Santo, que é o nosso corpo mas nessa seita, é isso aí ó! Misericórdia Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Enquanto existir iguinorância, haverá sofrimento.

    ResponderExcluir
  7. E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    38 Este é o primeiro e grande mandamento.
    39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
    Mateus 22:37-40
    Quando doamos sangue estamos amando o nosso próximo e isso agrada a DEUS!
    Abraços que DEUS abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  8. vejam só o que a seita Testemunha de Jeová faz com as pessoas.

    ResponderExcluir
  9. aff só sendo testemunha de Jeová mesmo.
    O retardado preferiu ficar com esse tumor à fazer a cirurgia.
    Alem de sofrer pra caramba deve dar trabalho pros outros.
    Isso ai não é religião de Deus não.

    ResponderExcluir
  10. foda-se esse cara tem q morrer e sofrer mais ainda por ser tao idiota ohh doutrinazinha ridicula.....

    ResponderExcluir
  11. Mais um exemplo de religião destruindo a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  12. LOOOOL a Religião cega as pessoas !!! com certeza Deus adora ver ele assim --'

    ResponderExcluir
  13. Eu respeito a todas as escolhas religiosas, mas acho q religião nenhuma pode colocar a vida de
    uma pessoa em risco. E a Testemunha de Jeová faz isso, porque eu não achei em nenhum lugar da bíblia q não se deve aceitar doação de sangue.
    Eu só vou aceitar isso o dia em q alguém me mostrar na bíblia que não se deve aceitar doação de sangue.
    Acho um absurdo uma arriscar sua vida por algo que um homem inventou, porque na bíblia fala para procurarmos o auxilio de um medico, foi para isso que eles receberam o dom de fazerem medicina, para ajudarem ao próximo. Na bíblia fala que quando os ensinamentos de um medico já nao estao mais curando a doença devemos procurar a ajuda dele e se sua fé for verdadeira ele com certeza ira ajudar.

    ResponderExcluir
  14. Fazer o que, vida é que nem bunda, cada um tem a sua, mas a cara desse tio é uma coisa que só ele tem.
    Que Deus permita que ele deixe de ser cego, tanto da mente quanto do outro olho.

    ResponderExcluir
  15. engraçado existem mais de 15 opções de tratamento sem o uso de sangue. porque querem usar só o sangue?

    ResponderExcluir
  16. as pessoas só veem o lado negativo das coisas e não os positivos... o que dizer da fé desse homem? será que alguém se faria isso por fé em suas crenças? passar vergonha,ser humilhado,sem contar com a dor fisica. esse sim é um verdadeiro homem de carater e merece todo o respeito e a nossa admiração. com certeza naquilo que ele acrdita e espera ele vai ser vitorioso. e fiquem sabendo que ele foi operado e com sucesso e sem o uso de sangue então por que não operaram ele antes... (pensem nisto antes de postar alguma coisa)

    ResponderExcluir
  17. cala essa boca anonimo do dia 13 de setembro! me diz que lado positivo tem essa doença? se for depender da fé dele e da religiao dele, ele só vai descansar quando morrer! e desde quando uma pessoa que sofre e ñ faz nada pra mudar sua vida se da bem na vida? as pessoas terao coisas boas se fizerem coisas boas pra mudarem! continue com esse pensamento ae que é só a fé que muda a vida das pessoas que tu vai pra frente! é bem ignorante mesmo! AFFF

    ResponderExcluir
  18. O problema que ele está passando é passivo de todos, todos estão sujeitos a coisas ruins. E as recusas à transfusões de sangue mostra a grandeza da fé deste homem, comparadas a grandes homens do passado como Jó, personagem bíblico. Satanás tirou tudo de Jó: bens, família, amigos e até a propria saúde. Mas Jó sabia que Jeová estava do seu lado e que não permitiria que permanecesse nessa situação. Da mesma forma o irmão José sa be que Jeová não se agrada do sofrimento dele e de ninguém na terra. Portanto ele não recusou a cirurgia só por causa de uma transfusão de sangue, e sim pelo temor de desagradar a Jeová, e que em breve não haverá mais sofrimento na terra, num novo mundo que Jeová nos promete.

    ResponderExcluir
  19. ele e um embecil apenas isso lol cara e ser muito idiota dexa de ser tratado por doutrina de religião

    ResponderExcluir
  20. por favor parem de brigar ele ja se operou
    agora n adianta ficarem brigando
    obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  21. quanta besteira religiosa! o mundo precisa evoluir muito ainda.

    ResponderExcluir
  22. Cadê o Deus dele que não está ajudando?
    Deus quer o bem da pessoa. Não é fazer uma transfusão de sangue que você vai cometer um pecado.
    As pessoas não sabem interpretar ainda a biblia, realmente tem que estudar em...

    ResponderExcluir
  23. Pesquise mais antes de criticar, é uma obrigação para quem acredita ter o direito de opinar.

    ResponderExcluir
  24. Pela aprovação destes depoimentos dá para se ter ideia do quando manipulado é este Blog.
    Baixo nível.

    ResponderExcluir
  25. Religião aliena as pessoas ao ponto de um indivíduo se submeter a uma situação dessas pela simples ignorância em não querer uma transfusão de sangue. Por isso odeio religião e tudo que ela representa.

    ResponderExcluir
  26. Como foi bem colocado ali em cima por um anônimo. Se um dos mandamentos é amar ao próximo como a ti mesmo, e se doamos sangue por amor, o que essa religião acha de errado ? Ou eles se acham superiores as leis de Deus ? Tenho pena do garoto, que vai passar a vida sofrendo não por culpa dele. Como também foi dito, enquanto houver ignorância dos homens haverá sofrimento.

    Se levássemos em consideração que só há um caminho a chegar a Deus e isso não está ligado a nenhuma religião, quem sabe o mundo seria melhor. Pois acreditem quem inventou a religião foi o diabo, para dividir as pessoas e colocá-las em conflito.

    ResponderExcluir
  27. Mann' Ta certo ke ele acredita em Deus e isso é mto lindo mais deixar de procurar a cura para essa doença só pk a religiao nao nao permite uma transfusao já é pura burrice.
    Se eu fosse testemunha de Jeová e tivesse esse tumor eu num ia ta nem ai pra porcaria de religiao nenhum foda-se tudo! Eu ia atraz de uma cura!

    ResponderExcluir
  28. Deus é o senhor de todas as coisas.
    Ele cura qualquer coisa, não há impossivel para Deus.
    Eu creio que Deus pode curá-lo em o nome do senhor Jesus Cristo amém, e que seja feito o milagre para honra e glória do senhor.
    Que seja feito a vontade de Deus.

    Que alguém possa pregar o evangelho para esse rapaz e que ele tome uma atitude de fé, usando o seu livre arbítrio e escolhendo Deus e aceitando o senhor Jesus Cristo como o filho de Deus e seu legítimo e único suficiente salvador.
    Só há um caminho até Deus e é através do seu filho Jesus Cristo.
    Deus é quem manda e ele faz no tempo dele, se ele achar agora então que seja se ele achar depois então que seja, pois Deus sabe de todas as coisas.
    Que cada um hore para que esse homem seja curado como um ato de fé e amor.
    Que Deus abençõe a todos e fiquem todos com Deus amem em o nome do senhor Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  29. esse cara eh mto feio, e se fudeu de ter isso, só isso! parem de falar merda e vejam as coisas como elas sao...

    ResponderExcluir
  30. a mulher dele é loka para ficar com ele imagina acordar dando um beijinho ecaaaaa

    ResponderExcluir
  31. Na verdade,não era ele que era Testemunha de Jeová e sim a mãe,ela que não permitia a cirurgia,e ele em respeito a mãe aceitava.Mas ela morreu e ele fez,queria muito saber como ele está agora.

    ResponderExcluir
  32. Religião pura. Se fosse realmente por Deus (o que OBVIAMENTE não é), ele não acumularia mágoas e ira.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!