23 de maio de 2011

Quem disse que somos uma democracia?

Parlamentares eleitos decidem em poucas horas quanto querem ganhar. Enquanto isso professores no Rio de Janeiro fazem greve por um salário melhor. A velhinha que entrou na fila semana passada aguarda sua vez de atendimento num hospital acreano. O rapaz do morro, que trabalha e se sustenta, estuda para vencer o cotista vestibulando que não passará do terceiro semestre da universidade por achar o curso muito chato. Semianalfabetos preparam suas candidaturas a prefeito e deputado enquanto o bacharel em direito recém-formado enfrenta a fila do banco sem ar condicionado para pagar sua inscrição ao concurso de Gari. Manifestantes que levantam cartazes contra o presidente americano que sequer toma a nossa água por considera-la imprópria para consumo são presos com direito a cabelo raspado e imprevisão de soltura num país onde este tipo de atitude é constitucionalissimamente legal e sem necessidade de autorização. E ainda querem gritar que somos uma democracia?

Ouso dizer que esta pátria é muito pretenciosa e arrogante. Como militares podem sonhar em defender um país que os humilha e os joga de um lado a outro sem sequem importar-se com suas famílias? Não somos uma democracia sequer no nome ou será que já deixaram de ensinar no ensino fundamental que somos República Federativa do Brasil?

Para começar, cargos de nível político precisam se preenchidos por PROFISSIONAIS da área como advogados (na câmara, no senado) e administradores (nas prefeituras, governos estaduais e presidência) através de concursos públicos. Como pode um Tiririca da vida assumir uma posição na câmara sem saber sequer elaborar ou corrigir o texto de uma lei. Isso sem contar que esses cargos seriam somente para a elaboração de leis e não para as suas aprovações. Uma vez que democracia significa governo do povo, nada mais justo do que o próprio povo votar e assumir suas próprias escolhas.

Sei que isto é uma utopia e também não defendo a inércia do socialismo, mas é necessária uma base igualitária. Se acaso tenho que pagar R$ 27,00 de pedágio por que a conta do IPVA vem mais cara a cada ano? Por que gastamos um dinheiro infindo com o Serviço de inteligência da polícia e eles ainda assim confundem uma furadeira elétrica com uma arma, matando um inocente e bandidos comandam o tráfico diretamente dos presídios ou até mesmo da polícia? Por que o mesmo exército de um país que se diga democrático não permite que um indivíduo transite próximo a uma instituição militar com objetos de manifestação contra a tal instituição? Por que gastam-se R$ 28.000,00 em frutas e mais outras bagatelas em carros oficiais blindados enquanto há hospitais que funcionam com apenas uma ambulância caindo aos pedaços? Por que arma-se tanto escândalo em relação a liberação da maconha que cura 14 tipos de câncer e poderia estar salvando tantas vida em um país que aprova um orçamento bilionário para se jogar futebol?

Afinal, quem foi que disse que somos uma democracia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!