6 de maio de 2011

Respeito é bom e eu gosto

Não há nada pior do que intolerância. Sim, eu vou falar de religião, mas não só dela. Li alguns comentários de algumas pessoas em outros Blogs e vi que as pessoas carregam consigo uma visão muito mesquinha e estereotipada das pessoas intituladas evangélicas ou até mesmo cristãs de modo geral. Consideram-se pessoas assim ignorantes e gananciosas.

Levo esse nome comigo, apesar de não gostar dele. Prefiro ao lugar de evangélico, o termo “Servo do Deus Vivo” até mesmo pelos motivos expostos no parágrafo anterior. Sei que não sou um exemplo de vida a ser seguido e que tenho muitos defeitos e pecados, mas o dia que eu desejar não ser humano e cheio de erros eu faço um busto e coloco em frente à minha casa para que se lembrem do São Nathan. O fato é que a generalização que o homem busca o torna escravo de um senso comum nem sempre palpável e exato.

Primeiro, é necessário dizer que nem todo evangélico é ignorante. Posso citar aqui o exemplo da Senadora Marina Silva que apesar das poucas oportunidades, soube fazer uma ótima estrada trilhada e ainda fez os candidatos da última eleição pensarem duas vezes antes de mexer com o nosso Deus. O jogador Kaká que é o segundo mais caro da história do futebol europeu. E ainda eu mesmo que estudo letras em uma das universidades mais concorridas do país e ainda tenho um Blog que rende cerca de 1.000 acessos por semana.

Em segundo lugar, nem todo pastor é ladrão. É incrível o impulso que as pessoas têm de tornar ilícitos os bens de um sacerdote evangélico. Não importa se ele ganha R$600,00 ou R$600.000,00. Para aqueles que nunca frequentaram um templo evangélico, o salário do pastor é sabido por todos e em algumas igrejas (como é na minha) é votado pelos membros. Isso não depende de terceiros. Portanto, seja coerente com a sua realidade!

Além disso, todos gostam de entrar em uma igreja e ter um banco confortável para sentar. Uma boa iluminação precisa estar presente para que a leitura do texto religioso seja feita de forma agradável. O som precisa estar adequado. Para amenizar o calor, ventiladores, ou melhor, ar condicionado. Ao sentir vontade de ir ao banheiro, todos precisamos de papel. Então não reclame dos dízimos e ofertas, pois eles são voluntários e honestos. Mesmo quando há estipulação de valores muitas vezes considerados absurdos, não há motivo para sair falando mal. É importante lembrar que a incoerência de alguns não justifica a falta de respeito de outros. Nem todo político é corrupto, caso assim fosse, não estaria escrevendo isso agora usando um computador produzido com incentivo fiscal que é obra de muitos políticos que nem sabemos os nomes. Do mesmo jeito que nem todo pastor é ladrão, nem todo padre é pedófilo, nem todo muçulmano é terrorista, nem todo budista é desocupado e nem todo gay é escandaloso.

Tenho um professor de latim da faculdade que se diz católico, mas “cada vez menos católico e mais romano”. Suas aulas são repletas de estereótipos e desrespeitos. Certa vez contou-nos sobre um episódio com a empregada evangélica que retirava a figa que ele colocava na roupa do seu filho e disse a ela a seguinte frase: “eu estou te pagando, se mandar você fazer um despacho ao lado do berço você faz!”. Outras como menosprezar a religião católica bem na frente de um rapaz católico participante, daqueles que usam crucifixos para onde vai ou ainda chamar negros de “criolinhos” em tom pejorativo completam a sua aula.

É desagradável estar perto de pessoas assim. Outro professor da faculdade, o famoso Azeredo, autor da gramática Houaiss que é ateu nunca proferiu nenhum tipo de comentário assim. Pelo contrário, ele sempre tratou as pessoas de uma forma respeitosa e carinhosa. Não gosto de fazer comparações, mas é por isso que um tem o status de gramático e o outro não se vale nem a pena citar o nome. E aproveitando que estamos falando de ateus, vou logo dizer: cada um tem o direito de acreditar no que quiser! Isso é garantido por lei a qualquer pessoa que viva no território brasileiro, desde que seja respeitado o direito de cada cidadão manifestar a sua fé. Somos 20.000.000 de eleitores evangélicos que podemos mudar o futuro dessa nação. Respeitar não é concordar, já dizia a minha amiga Rebeca Alves. Podem não gostar, mas vão ter que aprender a nos respeitar! E lembre-se: respeito é uma atitude que começa no pensamento!!!

Até mais!

Um comentário:

  1. Concordo! amigo , é por causa de um monte de coisinhas semelhante a isso que falasses aí que o mundo tá da forma que tá! SE o vizinho é macumbeiro, deixa ele ser , o que é que tem nisso? se o outro é evangélico, deixa ele ser... PRECISAMOS APRENDER A TER RESPEITO MESMO AMIGO!
    bjus

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!