18 de abril de 2016

O Brasil sem o PT

Há um contraste muito visível entre o tempo antes do PT e o tempo em que esteve no poder. Quando eu era criança, o Brasil devia 1 trilhão de juros aos credores internacionais. Pobres como a minha família não entravam em certos restaurantes e lojas. Já tive que tomar banho com álcool por falta d’água, além de passar por longos apagões. Para entrar numa universidade era necessário pagar a prova para cada uma delas. As bolsas de graduação pagavam ao pesquisador a bagatela de 190 reais. O salário mínimo custava apenas 270.

Em 2003 compramos nosso primeiro computador. A internet era discada porque nenhuma empresa queria colocar banda larga na favela. Hoje só existe uma que faz isso, de maneira rudimentar. A redução do IPI permitiu que o pobre tivesse qualidade na sua casa. O governo abriu mão de arrecadar impostos para beneficiar o povo. E comprei geladeira, fogão, maquina de lavar, celulares, computadores, roupa, eletrodomésticos, móveis. Tudo com uma bolsa de 400 reais da UERJ.

A economia cresceu. Em 2008, enquanto empresas ao redor do mundo fechavam as portas, o Brasil fez os olhos dos investidores olharem para o país de terceiro mundo, que agora é emergente. Ouço muitos falando de crise, mas em 2013 uma senhora entrevistada pela rede globo em um shopping disse que “neste natal não vai ser lembrancinha, será presente mesmo”. No mesmo ano, a Wolksvagen produziu o comercial do Fusca 2013, onde as pessoas do passado olhavam o carro do futuro, onde o Brasil é “um país de primeiro mundo”. Lojas de Paletas Mexicanas, franquias e mais franquias se espalharam pelo país.



Ouço também pessoas reclamando da falta de saúde, educação e segurança e culpando o PT por isso. Entretanto, essas áreas são de responsabilidade dos governos estaduais e municipais. E diga-se de passagem, mais do que a obrigação vem sendo feita. A boliviana do Mais Médicos foi a única que conseguiu detectar que eu tenho pressão alta. Mesmo tendo passado por diversos médicos públicos e particulares. Estudei numa das melhores universidades do país. Tive professores que ao final da aula atendiam filas de pessoas querendo autógrafos. Faço mestrado, numa área nova, aberta justamente no governo do PT.

Sou professor e sei o quando a educação é importante para não permitirmos a barbárie. As pessoas se esquecem do quanto sofremos. Quantos nordestinos, como bem nos lembra Maria Bethânia em seu primeiro disco, saíram dos seus estados para fugir da seca e da fome. Ninguém ousou transpor o São Francisco. Ninguém ousou olhar o Nordeste como uma região de progresso. Hoje a fome não estampa os jornais. A fome deu lugar ao ódio.



Desculpe senhores se estou Sendo parcial. É que o PT imitou nações como Alemanha, Inglaterra, Suíça e Japão. Fez deste país a 7 maior economia do mundo. E o que me espanta é que as pessoas estejam mais preocupadas com o preço do iphone e do videogame do que com a qualidade de vida dos mais necessitados.

Sem mais,

Eu mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!