18 de dezembro de 2011

O Poder do Silêncio


“E a solução está oculta no silêncio de seus próprios segredos.”
(O Peso do Silêncio, Heather Gudenkauf)

Na história do Brasil e do mundo, vemos milhares de exemplos de pessoas que gritam. A própria Clarice Lispector exalava: “Me deram o poder de gritar, então, eu grito”. Sem querer desfaze-me dos berros alheios, quero dizer-lhes que calem as vossas bocas!

É fato que o grito, uma forma clara de violência auditiva, é capaz de conquistar objetivos pela pressão que este exerce em outros, todavia, as conquistas mais perpétuas e inteligentes foram as que “sorratearam” pelo silêncio enquanto o mundo resolvia berrar. Quem se interessar um pouco que seja pelos Estados Unidos verá o nome de Martin Luther King à frente do grito negro que tomou conta do país. Conseguiram pela força do grito, o devido espaço. Pena que foram seguidos pelo preconceito.

O grito chama atenção para os defeitos. Não sei se isso é algo só do Rio de Janeiro, mas nunca ouvi aqui onde moro uma piada sequer sobre mulher (exceto loiras, é claro). Sorrateiramente, mostrando sempre a quê veio, temos hoje um país altamente feminino. Pode ser que isso não seja uma realidade no Nordeste, por exemplo, mas no centro da revolução feminina ninguém (nem mesmo homens) aturam piadinhas de gosto torpe.

Digo isto, pela forma com que os homossexuais gritam. Eu apoio o respeito aos homossexuais, assim como a todas as causas, contudo, não é no grito que se deixa um legado. Steve Jobs sempre buscou proporcionar aos usuários Apple a simplicidade. O Orkut sem o qual metade da nossa geração não viveria sem, foi sorrateiramente trocado pela simplicidade Facebook. O mundo está inundado por uma sorrateira onde de ecologia. Estou cansado de ouvir piadas de gays, porque os gays gritam. Estou cansado de ouvir o Silas Malafaia porque ele grita demais O segredo está no silêncio. Creio profundamente em Deus. E lembro o que Jesus estava fazendo enquanto todos no barco estavam gritando em meio a uma tempestade: ele estava em silêncio, dormindo.

Um comentário:

  1. Nathan, belíssima e muito inteligente essa sua conclusão, que recebe o meu total apoio. Feliz Natal meu amigo e próspero 2012.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!