24 de agosto de 2012

A incompetência no meio de nós



Vou escrever minha indignação, pois seria necessária uma dúzia de bombas atômicas para externá-la de maneira justa. Estou, definitivamente, cercado de incompetentes. Somos uma das maiores economias do mundo, com corrupção a dar e vender, e ainda tenho que aturar empresas privadas com descaso no atendimento.

Quem vive no Rio de Janeiro como eu deve ter pelo menos uma reclamação à empresa de energia Ampla. Além de achar que nossa eletricidade é feita de ouro, dá-se ao desfrute de demorar a atender pedidos de assistência. Alguns já sabem, tenho bronquite crônica e faço sessões diárias de inalação. Pois um dia desses ao chegar à minha casa esbaforido descobri para meu desespero não havia energia (apenas na minha casa). Ligamos para o SAC da companhia que prometeu enviar ‘urgentemente’ uma equipe ao local, mas que levaria pelo menos 23 horas. As 23 horas transformaram-se em 4 dias de muito sufoco com diversas idas e vindas do hospital. Por fim, meu pai chamou por conta própria um eletricista que resolveu o problema na mesma hora e estamos até hoje esperando a equipe de ‘emergência’ da Ampla. A empresa quebrou neste caso o DECRETO Nº 6.523, Art. 17:  As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do registro.

Devo agregar à minha lista negra as empresas de telecomunicações. Sobre estas fui consolado com as medidas da ANATEL, mas que pra mim de nada resolveram. As principais empresas de internet a cabo (GVT, NET, SIM) não fazem instalação na minha casa por alegarem ‘inviabilidade técnica’. A grande verdade é que moro em uma comunidade as empresas temem por roubo de serviço, o famoso “gato-net”, e nessa brincadeira que se ferra sou eu tendo que usar as caras versões 3G da banda larga. Depois levar um susto com a OI, recebendo uma conta de 500 reais, migrei para a TIM. Há dois anos com o serviço o sinal diminuiu tanto que não consigo usar. Por vezes chega a 15%, mas como não vão me permitir pagar 15% da conta eu resolvi comprar a pré-paga da CLARO, já que meu celular é dessa operadora e nunca tive problemas. Se o sinal da TIM era 15% sem fronteiras, o da CLARO chegava a 98% e eu não conseguia acessar absolutamente nada. Começou outra odisseia: voltei na loja, mas fui direcionado para o SAC. Do momento em que a chamada inicia à opção de falar com um atendente são exatos 15 minutos de propagandas e coisas imbecis, infringindo o Art. 14 do Decreto acima citado:  É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo se houver prévio consentimento do consumidor. Completou-se 20 dias e não tive uma resposta ou solução, mas uma vez quebra do Art. 17 (parágrafo anterior).

Em uma breve ação divina, a OI ofereceu-me seus serviços a cabo e eu obviamente aceitei. Prometeram-me enviar um modem wi-fi para utilização da internet em 7 dias úteis. E lá se foram 15 dias além do prazo e estou decompondo minha paciência. O SAC da empresa me dá diariamente um prazo diferente cada vez que eu ligo, descumprindo o Art. 17.  § 2o : A resposta do fornecedor será clara e objetiva e deverá abordar todos os pontos da demanda do consumidor.

E pra piorar a empresa forneceu meus dados pessoais à UOL e agora tem um infeliz ligando pra minha casa, dizendo que sou obrigado a assinar um provedor por 16,90 para poder usar minha internet. Uma vez que fiz todas as perguntas no ato da assinatura da OI, sei muito bem que há uma lista com 12 provedores gratuitos no site da OI para eu escolher. Minha opção foi o R7 que uso para e-mail e é totalmente gratuito. Considerando que qualquer pessoa que usa internet sabe que a UOL custa 9,90 por que eu pagaria a mais? Infelizmente, o SAC da OI descumpre o Art. 5º  (O SAC estará disponível, ininterruptamente, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas), funcionando somente até às 20 horas e não pode no presente momento responder minhas dúvidas.

E volta o cão arrependido com a cabeça baixa e o rabo entre as patas.


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