6 de janeiro de 2013

Levítico


Esta é a transcrição um e-mail que circula na Internet de autor desconhecido. É a resposta a uma locutora homofóbica de uma rádio evangélica norte-americana que adora usar o Livro Levítico para condenar os homossexuais.


“Querida locutora,



Gosto muito do Livro de Levítico e concordo que os cristãos devem sim viver debaixo da lei. Afinal, para que um sacrifício único e suficiente em Jesus Cristo? Para que uma Nova Aliança no Espírito deixando todo o conteúdo, rituais, sacrifícios da lei mosaica de lado? Mas tenho alguns problemas em cumprimento da Lei. Será que você poderia me ajudar?



• Eu sei que quando eu queimo um bezerro no altar, como um sacrifício, o odor que se desprende é cheiro suave e agradável ao Senhor. (Levítico 1, 5-9). O problema são meus vizinhos. Eles dizem que o odor não é nada agradável e ameaçam chamar a Saúde Pública, que também não gosta do odor. Que devo fazer?



• Levítico 11, 7-8 - diz que ao tocar o cadáver de um porco me torna impuro. Poderei praticar algum esporte com bola feita de pele de porco, caso use luvas?



• Levítico 11, 12 - diz que comer marisco é abominação. É uma abominação maior ou menor do que a homossexualidade?



• Eu sei que não devo ter contato com uma mulher durante o seu período menstrual (Levítico 18,19). O problema é; como saber? Sempre que pergunto, a maioria das mulheres se sentem ofendidas.



• Levítico 19,19 - diz-me que não posso plantar tipos diferentes de sementes no mesmo campo, e nem usar roupas feitas de dois tipos diferentes de material. Devo concluir que serei condenado se tiver uma hortazinha no fundo do quintal com alguns vegetais e temperos, ou se usar uma camisetinha básica, de algodão e poliéster.



• A maioria das pessoas que conheço corta o cabelo de vez em quando, apesar de que isso é expressamente proibido (Levítico 19, 27). Estaremos todos condenados?



• Levítico 21,16-20 - declara que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver um defeito físico. Eu uso óculos. Será que Deus faz “vista grossa” para este pequeno detalhe?



• Levítico 25, 44 - declara que eu posso possuir escravos ou escravas, desde que tenham sido comprados em um dos países vizinhos. Um amigo meu insiste que essa regra se aplica a argentinos e paraguaios, mas não a uruguaios. Poderia me orientar? Por que não me é permitido possuir escravos uruguaios?”

4 comentários:

  1. Eu não consigo acreditar o esforço absurdo que o ser humano, inteligente, faz para encontrar qualquer motivo e repito "qualquer motivo" ilógico para fazer "besteira" e não ser repreendido pela sociedade ou por quem quer que seja.

    O direito de cada um fazer o que quiser da sua vida e DIVINO. Mas, pera lá, não significa que o que a pessoa esteja fazendo seja certo.

    Caso haja pessoas que não saibam, o Livro de Levíticos é uma "revisão" da Lei JUDAICA ( a Torá) dada por Deus no tempo de Moises no livro de Números.

    O que cabe a nós é a graça, iniciada do Novo testamento em diante, que condena SIM, homossexuais, os chamados afeminados, em 1Co 6:9,11. é uma verdade Bíblicas, quer queiram quer não queiram e ponto.

    Se há pessoas que querem viver nessa vida, ok! A cocaina é proibida, mas há gente que gosta e é usuário...Só penso que pelo menos a sociedade deveria admitir que esta pratica homossexual não é bom para o coletivo nos aspectos sociais, psicológicos e inexplicável na biologia humana ao invés de querer culpar Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  2. O texto que você citou de 1Co6:9-11 sem autonomia (porque você não tem habilitação para isso) está traduzido de maneira manipulada. Primeiro que a palavra que vc diz que é "efeminado" é MALAKOS (lembra algo de malaquias?), significa covarde e não homossexuais. Até porque o conseito de homossexualidade nasceu na idade média. Efeminado vem de "efeminare" latim, a tradução latina veio no século 5, caso vc tenha desaprendido a fazer contas eu ensino: 500 anos após o original ter sido escrito. Até porque a educação que Paulo, o autor do texto recebeu (a mais elitizada da época), recomendava que os meninos recebessem a penetração para fazê-la posteriormente em suas relações. Sinto lhe dizer mas o apóstolo Paulo já deu a bundinha. E não venha com essa que o homossexualismo sempre foi um "problema para a humanidade" porque a história tem vários casos que mostram o contrário: Alexandre o grande, Adriano (imperador de roma que construiu uma estátua na porta de cada templo do Império Romano em homenagem ao seu amor - um homem) e Narciso que se apaixonou pelo seu próprio reflexo - um homem.
    Eu tenho habilitação científica pra dizer o que eu disse, você não. Grato.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!