15 de janeiro de 2012

O Poder Mais Grandioso Que Existe


O poder mais grandioso que existe não se encontra em jazidas de urânio para bombas ou na hegemonia americana. Sequer pode ser equiparada a divindades de todas as religiões pensáveis. Não há nada mais grandioso na terra do que a Catarse, que nada mais que um nervoso que nos toma enquanto apreciamos uma arte, seja ela de que espécie for.

 Enquanto discute-se uma forma de dominar o mundo através do petróleo, pessoas e mais pessoas fingem frieza e enxugam seus rostos antes da saírem do cinema. Ao mesmo que outras mais param as leituras de seus livros para refletir a realidade dos fatos e voltar a si. Telas e mais telas tentam ser compreendidas por admirados de seus pintores. A música toma o ar de muitos lugares. A mãe da noiva sempre chorar ao ouvir a marcha nupcial.

Através da arte o mundo pode não ser controlado. Discute-se até hoje a capacidade dos animais se emocionarem. Mas é fato de que o ser humano foi agraciado com a catarse. Na verdade, só sabemos dela por que Aristóteles a desvendou. Imagino que descobriríamos com o livro perdido da Comédia.

Nos resta emocionarmo-nos com tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!