5 de outubro de 2011

Ensino Superior do Brasil, Bebê!



Uma moça diz que estuda no mestrado da USP o mesmo que estudou na graduação, na Colômbia. Outros jovens assinam depoimentos com o mesmo caráter e só o fato de terem como cabeçalho o nome O Globo os torna donos da verdade. Somos milhões de profissionais bem-sucedidos e meia dúzia de mauricinhos intercambiandos acham que são o único corpus do IBGE e dão voz à uma matéria depreciando algumas das melhores universidades do mundo porque foram tratados de forma diferente fora do Brasil.

Posso estar sendo um tanto agrecivo, mas é que “só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão”. Não posso ouvir isso e achar bonito. Principalmente de um jornal em que apenas uma edição carrega consigo mais de 40 erros de sintaxe e ainda sim tem a capacidade de se achar a última cereja do bolo. Sinto muito, mas não dá nem pra papel higiênico.

Acredito que temos de ser coerentes com a nossa realidade. Minha professora de linguística certa vez brincou na sala de aula quando lhe perguntaram sobre o seu salário: “Eu ganho a mesma coisa que ganhava com a minha bolsa de doutorado. Mentira! Eu ganho 17 reais a mais”. O governo investe milhões em Rock in Rio, Olimpíadas e Copas, mas não consegue parar um segundo para OUVIR as necessidades de estudantes e professores. Aí vem esses aí a se acham no direito de comentar algo? Meus queridos, a porta da rua é a serventia da casa! Voltem pro Japão, pra Colômbia e nos deixem em paz!

A UERJ (onde estudo) deve entrar em greve pela Dedicação Exclusiva. Muitos de nossos professores trabalham cerca de 60 horas semanais e ainda têm que tirar do próprio bolso para custiar certas obrigações que não são deles. Acho que o Brasil é cheio de problemas e eu mesmo já disse várias vezes que penso em deixar o país por conta da corrupção, mas ninguém fala mal de nós. Eu amo a cultura e a força do Brasil. Acho que alguém que vem de fora, pega a vaga de alguém que queria estar ali e ainda desmoraliza uma instituição que dar-lhe-á um diploma invejado por muitos, esse não merece estar ali, bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!