9 de outubro de 2011

A falsidade no meio de nós



O que vou falar neste post talvez deixe algumas dessoas desgostosas, mas não importa. Não escrevo para agradar a gregos e troianos, mas para que cada um que ler o que aqui for escrito entenda o meu ponto de vista.



Sou evangélico desde que nasci, mas decidi aos 11 anos que era exatamente isso o que eu queria. As igrejas tinham um ar tão solene, tão espiritual, que estar ali me fazia sentir bem. Adorava cantar as canções, ver os instrumentos sendo tocados, o teatro, as palmas. Havia um grande fervor.



Nunca fui ingênuo. Sempre soube que no meio de nós existiam pessoas falsas, mentirosas, falsos profetas que enchem de barulho o eco do seu vazio espiritual. Por conta de estereótipos, deixei de atender pelo nome “evangélico” e costumo usar “servo do Deus Vivo” pelo simples fato de que não sou ignorante. Não saio repetindo palavras e feitos impensados. Meu culto a Deus é racional.Vejo que há muitas pessoas que estão indo embora das igrejas por decepções com pessoas vazias, santos-de-pau-oco que entristecem corações com um simples olhar.

Vi nesses longos 7 anos de igreja o quanto a visão do reino é deturpada e extremista. Enquanto há pessoas milhonárias (ou que se dizem milhonárias e importantes), há outros que de tão pobres e ignorantes não desejam aprender e crescer profissional e espiritualmente. Isso é terrível. Há pessoas que estão ali para adorar a Deus e são desencorajadas pela falsidade de alguns “irmãos”. Confesso que tenho sido desmotivado por essas pessoas.



Como já disse, não sou escravo de igrejas. Se me der na telha eu saio e vou pra outra. Obviamente que nenhuma será perfeita, mas quando há mais falsidade que espiritualidade temos um problema. Pessoas que ajudamos e que sempre podem contar conosco excluem-nos de comemorações como casamentos, aniversários e coisas assim. Também é comum o desejo de se fazer eventos e frequentemente os organizadores destes só aparecem na hora dos louros, enquanto a escória suada e suja do serviço fica escondida atrás da indagação que alguém profere: “Vai entrar assim na igreja?”.



Gostaria de saber que espiritualidade existe em comprar aparelhos de som caríssimos, que deixam os visinhos encomodados enquanto há pessoas da própria igreja passando fome? Há irmãos precisando de cirurgias, que as igrejas podem pagar, afinal, a missão da igreja é investir em vidas, não? E que fundamento bíblico existe em humilhar uma pessoa por ter cabelo assim, ou aparência assada?


Outra coisa que não concordo e deixo bem claro: falo palavrões e sempre vou falar! Há uma explicação teológica e linguística para essa minha posição. Primeiro, quando Paulo diz para não se falar palavra torpe, ele se refere àquilo que pode deixar uma pessoa magoada. Já ouvi coisas muito piores que palavrões de senhores de terno e gravata e com bíblia na mão. Segundo, que há lugares do Brasil em que palavras são consideradas palavrões e em outras regiões as mesmas palavras não o são. A Bíblia diz que “em Deus não há mudança nem sombra de variação”. Isso significa que Deus não varia geograficamente, nem culturalmente. Ou os palavrões o são para todos ou não são para ninguém. Terceiro, que o significado é uma competência da pessoa que ouve e não da que fala. Caralho é o mastro principal de uma caravela. Cu é uma partícula que significa ânus, por isso, homem usa cueca e criança cueiro (frauda). Como a preguiça (que segundo Salomão, pode fazer ruir a casa) não deixa o cidadão pegar um dicionário e ver, ficamos todos a ouvir besteiras, ou melhor, palavras torpes (que podem ser deturpadas). O que há demais em aceitar que isso tem coerência? Alguém vai morrer se tratar um homossexual como um ser humano e não como um animal? Como algumas pessoas conseguem comer suas santas ceias sabendo que há pessoas precisando muito mais daquele pão do que nós. Fazei isso em memória de mim: abra a boca somente quando tiver certeza.



Os verdadeiros crentes que me perdoem, mas a falsidade no meio de nós faz com que eu e minha família prefiramos colocar um DVD e assistir, ou ler em casa. Ir à igreja pra ter comunhão com a falsidade não é comigo. Pena que a Bíblia apesar de ser o livro mais vendido do mundo é o menos lido. Jesus disse ser o caminho, a verdade e a vida. A verdade é o que não é falso. Prefiro ser sincero com meus palavrões a comer pão com o diabo. E lembrem-se: “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.” (Atos 17:10-11).

6 comentários:

  1. O seu texto embora possa desagradar a muitos, como muito bem deixou claro no início, retrata a mais pura realidade. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite

    faça sua parte, independente de erros de outras pessoas, uma vez em oração o Senhor me repreendeu pois estava julgando meus irmãos. .me mandou ler romanos 14, onde diz que cada um vai dar conta de si mesmo.

    Um parte das Escrituras sem motivo específico por ter deixado no seu blogger, mas específico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso ser.


    EVANGELHO de JOÃO CAPÍTULO 9
    1 E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença.
    2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
    3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
    4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
    5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
    6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
    7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
    8 Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
    9 Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
    10 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
    11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.

    Assim o Senhor trabalha em nossas vidas, abrindo nossos olhos, físicos e Espirituais para que possamos deixar os caminhos que não agradam ao Senhor e seguir no Caminho Jesus Cristo! Oremos e peçamos ao Senhor pra que sempre abra os nossos olhos.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você no que diz respeito à falsidade e falsidade dos evangélicos (hipocrisia)Abraço. ;P

    ResponderExcluir
  4. ADORO ESSA COISAS GENTE!!! Ainda que tardio...

    Salmo 133 diz: 1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

    2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

    3 Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

    "Na casa de Deus há muitos comflitos e desavenças, ams ainda sim é o melhor lugar para se estar. Porque o Senhor ordena alí " a benção e a vida para sempre". (Ana Paula Valadão)

    Já fui muito desencoraja pelos meus irmão.... mas não posso me esquecer que tbm já fui muito encorajada por eles. E como a palavra diz: "onde abundou o pecado superabundoua graça"... essa palavra da Ana me animou e me levou a refletir...

    Não sei se vc já fez isso, se já, desconsidere, mas te desafio a trazer a memória o quanto a igreja e os irmãos abençoaram a sua vida, sej aum irmão da sua denominação ou não... irmãos em cristo.... seja como for.. é sempre bom lembrar, pois aquele q tudo ev e tudo sabe.. por incrível que pareça.. não se lembre de nossa falha... portanto, por acaso o servo e melhor que seu Senhor?

    ResponderExcluir
  5. Não que o seu texto tenha me desagradado, mas o problema é que se você diz ser servo do Deus vivo, deve então andar como Ele andou. Esse besteirol que você escreveu sobre dizer palavrões o põe como um crente comum, como os outros a quem você intitula como falsos.
    Creio sim que há muita falsidade dentro das igrejas, inclusive na que eu sou pastor, mas isso não dá o direito a ningué para viver a seu bel prazer. Ficar em casa à ir para uma congregação não é coisa de Deus.
    Se você tem tanta orientação bíblica como tenta apresentar, crie você um grupo de pessoas que possa se reunir para juntos cultuarem a Deus.
    Na boca de Cristo não se achou nenhum engano!
    Pr. Nilton Marchiolli

    ResponderExcluir
  6. Não costumo responder aos comentários, mas aqui vamos nós. Ao último acima, preciso dizer-lhe que a falsidade quando se assume uma postura que não se tem realmente. Acredito realmente no que escrevi, vivo isso e não escondo de ninguém - isso define o oposto da hipocrisia. O que você chama de besteirol pode ser comprovado lendo a Bíblia e eu não vou discutir isso aqui. Isso é a sua opinião contra a minha e opinião por opinião, prefiro ficar com a minha - diga-se de passagem não há nenhum engano.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!