9 de setembro de 2011

Ágora


Muito tempo com este assunto em mente, decidi que hoje queberaria o meu jejum de assuntos polêmicos. Pode ser eu não seja a pessoa mais intruída para discutir sobre disso, mas a capacidade de adquirir fé é inata a cada ser humano. Após quase 10.000 acessos da postagem "O homem sem rosto", que nada mais do que uma repodução de algo que achei interessantíssimo.

Em sua obra, Freud irá dizer que a religião é a forma mais simples que o ser humano conseguiu para personificar os elementos da natureza sobre o qual este [o homem] não possui o domínio. Ao afirmar isso, o Pai da Psicanálise , nega tudo que aprendemos (e que até hoje é ensinado nas escolas) sobre fato social, lenda, mito e fé. Para o mito e a fé não há a necessidade de provas, crê-se e pronto. Querer fundamentar a fé com a filosofia (ciência) é infame, a partir do princípio de que a ciência baseia-se na razão e a fé não precisa de razão para existir.

Ontem, durante o curso que extensão que faço na faculdade, assistimos ao filme Ágora. Em nome do “senhor”, cristão queimaram toda a Biblioteca de Alexandria. Não satisfeitos, condenaram uma mulher, filósofa, à morte. Primeiro arrancou-se a pele, em seguida todos os ossos. A carne restante, foi queimada no meio da Ágora (praça pública). Nem eu com “Eu matei” conseguiria ter tamanha crueldade. E se acha que estamos distante disso engana-se. Há dez anos, em nome de “Aláh”, muçulmanos fizeram a maior potência politoca-econômica-bélica tremer nas bases e ainda deixou uma lacuna de quase 3.000 vidas.

Não sei se já disse isso aqui, mas já abandonei o termo “evangélico”, adoto agora a expressão “Servo do Deus Vivo”. Sim, porque há muitos estereótipos infames em torno do termo. Muita gente acredita e reproduz que “crente é idiota” e a verdade não caminha por aí. A chamada classe C como o maior número de evangélicos foi capaz de fazer a Rede Globo colocar Aline Barros na trilha sonora de uma novela e ainda fazer Dilma Rousseff voltar atrás em relação ao aborto durante sua campanha presidencial.

Comigo é assim: acredito na Bíblia e apenas nela. Não sigo o que prega o pastor fulano ou a igreja X. Tudo o que aconteceu foi por ignorância e definitivamente, conheimento é poder. “Ide por todo mundo e anunciai o evangeho a toda criatura”. “O Espírito Santo é quem convense do pecado, do juízo e da justiça”. A partir dessas premissas, não acredito que pressionar alguém a ter fé é possivel. Do mesmo jeito que uma pessoas que sente atração por pessoas do mesmo sexo pode deixar de sentir isso, ocorre um aprisionamento, mas não uma mudança.

De fato, fé é algo muito pessoal e deve ser acima de tudo respeitado. A religião é importante. Através da igreja Católica tivemos a implantação de universidades, através da Igreja Batista, crianças não elitizadas puderam ir à escola. Graças ao Candomblé temos diversos instrumentos musicais; e tantas outras religiões que contrubuem para a formação da nossa sociedade. Respeito é a alma do negócio. Sem ele seremos sempre vândalos procurando respostas.

Um comentário:

  1. Nathan, é uma discussão sempre regada de muita emoção, esse assunto, fé. Não deveria. Deveria ser um debate sem emoção. Mais a fé é algo bem pessoal, isso é um fato. Não tenho religião, mas tenho Deus em mim, ele sim é a minha única religião. Tenho afinidade religiosa, agora, seguir, eu não sigo nenhuma. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!