21 de janeiro de 2011

Morrendo de rir

Ao passar por uma experiência durante uma aula do meu curo de inglês, um tanto inexplicável eu resolvi dar uma de Wally (uma amiga minha que adora esses assuntos desafiantes) e pesquisar sobre o assunto. Após comermos uns biscoitas e bebermos refrigerante, todos (eu, minha professora e mais dois colegas da pequena classe) mergulhamos em um acesso de riso quase sem fim. Descobri que não existem muitas explicações para isso. Existem algumas doenças, o que eu tenho certeza que não é o caso, que provocam esse tipo de reação. A febre kuru e a narcolepsia.

A chance de uma pessoa contrair ou desenvolver febre kuru praticamente não existe. Para contrair essa doença neurológica fatal, você teria que viajar a uma região remota nas montanhas da Nova Guiné, encontrar um dos poucos portadores da doença que ainda existem e comer seu cérebro.

A febre kuru pertence a um tipo raro de doenças causadas por príons. Essas proteínas anormais induzem alterações protéicas nas células do cérebro. Essa alteração das proteínas leva à formação de um tecido cerebral diferente do normal, resultando em lesões progressivas e incuráveis no cérebro. A palavra kuru significa "doença do riso", assim chamada porque os cientistas observaram ataques de riso histérico nas pessoas afetadas.

A narcolepsia é uma doença caracterizada pelo sono excessivo durante o dia. Por mais que a pessoa tenha dormido bem à noite, durante o dia o sono é inevitável. Surgem então os ataques de sono, que podem ocorrer em qualquer momento e em situações inusitadas como durante uma conversa ou refeição e até mesmo no meio da rua. A psiquiatra em Transtornos do Sono, da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Gisele Minhoto, destaca os principais sintomas da narcolepsia.  

"Basicamente é esse sono incontrolável, normalmente, tendo esse cochilo rápido a pessoa se sente bem e depois de algumas horas ela volta a ter esses ataques de sono, em qualquer horário do dia. Ela pode ter, frente à uma emoção, um ataque de riso, uma perda da força muscular, de um braço, do corpo inteiro, do pescoço, sem perder a consciência. Ela pode ter o que a gente chama de paralisia do sono, em que ela acorda no meio da noite se sentindo paralisada sem conseguir se movimentar." - diz um Blog em que pesquisei.

Eu, entretanto, acredito que isso possa se dar por conta do açúcar dos biscoitos e do refrigerante. Já tive experiências de ataque de riso após ingerir Coca-Cola. Mas para não deixa-los triste, vou compartilhar uns vídeos que achei na internet de acesso de risos. Já que o riso é contagiante, se prepare para rir até urinar. Kkkkkk

O primeiro é até leve. Uma repórter do Terra que se desconcentrou quando leu a palavra Viagra.



O Segundo é de um parlamentar israelense que não se conteve.



O terceiro foi causado pela emoção do casamento.


Ficarei um tempo fora, pois vou viajar, mas deixo vocês rindo até morrer.

Um comentário:

  1. Adorei Nathan!!
    Muito explicativo o post :)e engraçado hahaha

    Eu acho que o que se passou foi uma histeria coletiva (leve)... já ouviu falar?

    Veja aqui:
    http://vidadeumaborderline.blogspot.com/2010/05/histeria-coletiva.html

    Abraços

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!