7 de abril de 2011

Webswindler

“Tenho cara de palhaço? Só de for o do Jogos Mortais pois estou prestes a matar alguém!”
(Nathan Rodrigues - estressado)

Após três semanas de dura negociação em relação ao Tablet que comprei pela net e não recebi o vendedor resolveu devolver o dinheiro. Ele disse que o faria na semana passada e estou esperando o dinheiro dar o ar da graça na minha conta até agora. Sei que há por aí muita gente irresponsável e de más fé e índole que supõem que a internet seja uma diversão e meio de expressar preconceitos e atitudes desapropriadas sem punição, por conseguinte, este post falará sobre Cyber Crimes.

Primeiro, há muitos sites que servem como veículo suporte para essas atitudes criminosas. No meu caso o Toda Oferta, que em sua política diz que não se responsabiliza pelas compras pagas e não entregues pois as atividades são de responsabilidade de vendedor e comprador. Ainda que o site não cobrasse pelas transações, essas palavras não teriam peso judicial, já que o site é responsável sim, pelo conteúdo que expõe e está sujeito à processos assim como outros sites como Orkut, Facebook, YouTube e outros. É como o caso de estacionamentos gratuitos que colocam uma placa dizendo que não responsabilizam-se pelo carro como também pelos pertences neles contidos, o que para a justiça é só um enfeite: eles são responsáveis sim!

Dessa forma, são crimes que podem admitir sua consecução no meio cibernético: calúnia, difamação, injúria, ameaça, divulgação de segredo, furto, dano, apropriação indébita, estelionato, violação ao direito autoral, escárnio por motivo de religião, favorecimento da prostituição, ato obsceno, escrito ou objeto obsceno, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso, falsa identidade, inserção de dados falsos em sistema de informações, adulteração de dados em sistema de informações, falso testemunho, exercício arbitrário das próprias razões, jogo de azar, crime contra a segurança nacional, preconceito ou discriminação de raça-cor-etnia-etc, pedofilia, crime contra a propriedade industrial, interceptação de comunicações de informática, lavagem de dinheiro e pirataria de software.

Se você for vítima ou mesmo achar por um momento que foi não hesite em procurar a polícia. Aqui seguem endereços de delegacias de crimes de internet. Tive problemas com o e-mail da DP do Rio de Janeiro, mas já auxilia consideravelmente.

Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos
Caso no seu Estado não exista uma Delegacia Especializada, procure a Delegacia da Polícia Civil mais próxima da sua residência.

Distrito Federal
Polícia Civil - Divisão de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (DICAT) 
Endereço: SIA TRECHO 2 LOTE 2.010 1º ANDAR, BRASÍLIA-DF, CEP: 71200-020. 

Telefone: (0xx61) 3361-9589 - E-mail: dicat@pcdf.df.gov.br


OBS: A DICAT é uma Divisão especializada em crimes tecnológicos que tem como atribuição assessorar as demais unidades da Polícia Civil do Distrito Federal. Como Divisão, a DICAT não atende ao público, não registra ocorrências...


Espírito Santo
Polícia Civil - Núcleo de Repressão a Crimes Eletrônicos (NURECCEL) 
Endereço: O Núcleo funciona do edifício-sede da Chefia de Polícia Civil, 2º andar, localizado na Av. Nossa Senhora da Penha, 2290 ? Bairro Santa Luiza ? Vitória/ES, ao lado do DETRAN. 

Telefone: 0xx027 - 3137-9078 ou fax 0xx027 - 3137-9077 



Goiás
Polícia Civil - Divisão de Repressão aos Cibercrimes (DRC) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) - Goiânia/GO 

Telefone: 0xx62 - 3201-1150 / 3201-1140


Minas Gerais
DEICC - Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos



Av. Nossa Senhora de Fátima, 2855, bairro Carlos Prates - CEP 30710-020
Localizada ao lado da Estação de Metrô Carlos Prates
Telefone (31)3212-3002| Horário de Atendimento: 08:30 às 18:30 horas


Pará
Polícia Civil - Delegacia Virtual

Paraná
Polícia Civil - Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) 

Rua José Loureiro, 376 ? 1º. Andar ? sala 1 ? Centro ? Curitiba-PR 

Telefone: (0xx41) 3883-8100


Pernambuco
Polícia Civil - Delegacia interativa

Rio de Janeiro
Polícia Civil - Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) 

Endereço: Rua Professor Clementino Fraga nº 77 - Cidade Nova (prédio da 6ª DP), Rio de Janeiro, RJ 

Telefone: 0xx21 - 3399-3203/3200


São Paulo
Polícia Civil - 4ª. Delegacia de Delitos Cometidos por meios Eletrônicos ? DIG/DEIC 
Avenida Zack Narchi,152 - Carandiru, São Paulo-SP OBS: perto da antiga detenção do Carandiru, próximo ao Center Norte, estação do metrô do carandiru 

Telefone: 0xx11 - 6221-7030 / 6221-7011 - ramal 208 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!