29 de abril de 2011

Nós não vai a lugar algum


Vamos começar esta série sobre Erros de Português com o tão popular entre os cariocas: "nós vai". Essa expressão é vista nas classes de média a baixa e principalmente nos morros. Difundiu-se como uma espécie de gíria através do funk, estilo musical mais popular nestas classes no Rio de Janeiro.

Este tipo de anomalia linguística, por mais incrível que possa parecer, faz todo sentido entre os falantes de língua portuguesa. À medida que a nossa língua é redundante onde se falarmos algo no plural toda a frase precisa concordar estando sujeito, verbo, predicativo e objetos no plural, é muito frequente copiarmos outras línguas onde isso é incomum como o inglês, por exemplo. Surge a partir daí expressões como o 'nós vai' que são geradas quase inconscientemente como no surgimento dessas outras línguas.

É muito comum nessa expressão errar além da concordância, a grafia. Este fenômeno é explicado por duas influências. A primeira vem da diferença fonética, ou seja, o sotaque carioca que tem por característica acentuar as semivogais i e u no final de algumas sílabas. A segunda refere-se às linguagens usadas na internet que não seguem regras ortográficas e sintáticas e muitas vezes nem semânticas. Tudo isso contribui para que você ouça e leia a expressão "nois vai" com uma indesejada frequência.

O que mais chama a atenção é o que dizem os linguistas: a língua não evolui nem regride, mas se transforma sem que o indivíduo falante possa controlar. Sabe o que isso quer dizer? Que daqui alguns anos seu neto poderá passar no vestibular com uma redação intitulada "Nois vai ser um país diferenti".

Espero que não tenha usado dados muito técnicos ou de difícil compreensão. É difícil me controlar. Qualquer dúvida pode perguntar!

Até a próxima. E lembre-se: nois não vai a lugar algum.

Um comentário:

  1. Nossa Nathan, aki o povo arrebenta nisso aí viu... NÒIS VAI, NÒIS VEM, O TREM LÀ È BAUM... e coisas do gênero...rsrs

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!