18 de maio de 2011

Pra EU ou MIM?

Em qualquer parte do território brasileiro podemos encontrar pessoas com esta dúvida: “é para eu fazer ou para mim fazer?” Há quem diga que as duas formas estão corretas (a exemplo os novos livros didáticos distribuídos pelo MEC em 2011). Outros, ainda, defendem com unhas e dentes a norma: Mim não conjuga verbo.

Para os internautas, existem comunidades no Orkut e em outras redes sociais que ajudam a fixar isso. Entretanto, se ao fazer uma prova o nervosismo consumir toda a sua mente não permitindo que você lembre vai a dica a seguir. Eu faço e mim apenas recebe. Os verbos são conjugados a partir de um pronome pessoal (Eu, tu, ele/ela/você, nós, vós, eles/elas/vocês) ou um nome (substantivo) que se encaixe no lugar nos pronomes anteriormente citados. Eu não vi mim entre eles. Você viu?

Isso vale para o inverso também. Ninguém pega nada para eu. A não ser que seja para eu fazer. Mas até segunda ordem, ele pega para mim, para que eu faça proveito. Isso seria simplificado se nas escolas fosse ensinados os casos nominativo, genitivo, ablativo, dativo, etc. Onde se explica mais afundo essa questão. Como já disse, não me aprofundarei em termos técnicos e por isso, paro por aqui. Mas fiquem atentos!

Um comentário:

  1. Mim não conjuga verbo, porra! Rs... Eu participo dessa comunidade no orkut rs.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!