14 de maio de 2011

Tudo aquilo que não deve ser esquecido


“Só vou te contar porque você já é de casa”

(Ana Carolina)

A epígrafe revela que o que vou falar nas linhas seguintes talvez não seja compreendido por todos, pois é quase uma piada interna. Contudo, contarei, pois “vocês já são de casa” e possuem mentalidade suficiente para compreensão dos meus sentidos e sentimentos tão descompassados e anormais.

Há tempos, pedia a Deus amigos que fossem verdadeiros. Eu não tinha nenhum. Nunca fui uma pessoa sociável (e até hoje não sou - meus amigos sabem disso). Lembrei-me de muitas vezes estar na sala de aula, no 2º ano do ensino médio e colocar meu casaco preto, óculos e pensar na minha vida querendo que ela passasse logo. De certa forma, meus desejos estão sendo realizados. Bem que me falaram que depois dos quinze o tempo voa. Ele não para mesmo!

Durante o V Congresso de Letras Clássicas e Orientais (que sinceramente achei bem chato) chamou-me muita atenção a fala de um professor que em meio à sua apresentação apresentou o conceito de verdade.  Cristo disse certa vez que ele era o caminho, a verdade e a vida. Não quero atentar ao contexto religioso, mas ao linguístico, metafórico que este texto carrega. Lendo assim, parece uma coisa até banal, mas quanto se sabe que verdade é (segundo o tal professor que não recordo o nome) exatamente o título deste post (tudo aquilo que não deve ser esquecido) a metáfora ganha um sentido muito mais intenso que o normal. Ele é o caminho para onde se quer chegar, que não deve ser esquecido e que sem vida, não pode ser trilhado.

Pois bem, hoje foi aniversário da minha amiga Rebeca. Reunimos pessoas que há muito não via e outra vez constatei que os meus desejos continuam sendo realizados, incluindo os do segundo parágrafo. Há pessoas que são especiais e que às vezes não damos tanto valor. É muito bom poder abraçar a Rebeca. Nunca sairá da memória o dia que apostamos uma caixa de chocolates sobre a questão de se usar “dá-me” ou “dai-me”.

Nunca me esquecerei também quando meu até então, melhor amigo, pessoas por quem eu seria capaz de morrer, disse a mim que a nossa amizade nunca havia existido e eu pensei não haver mais sentido estar neste mundo. Nesse momento uma pessoa que literalmente sempre esteve do meu lado (Vinicius - sem acento, viu?), me disse que não valia a pena ocupar a minha mente com isso. Ou ainda dizer à Jamilly e à Maíra o que me afligia e ouvi-las da mesma forma como faziam comigo. De igual modo posso falar de Augusto Fagner que me abraçou também no momento em que fui traído por quem visitava a minha casa e dizia-se amigo e das boas conversas com o ilustríssimo Fábio Neves.
 
Descobri vivendo que nem sempre quem te abraça é a ovelha, pois há várias lojas de fantasias por aí. Sentia como se a Wally estivesse ao meu lado com suas histórias durante a madrugada (e não pelo MSN). Ou ainda que o Dé sonhava ao mesmo tempo as peças que escrevo para a igreja. Phelippe também me ouviu durante muitas vezes.

Meus amigos são minha αλέθεια. Tudo aquilo que não deve ser esquecido.


Rebeca, Vinicius e Eu

Para meus amigos,
Nathan Rodrigues

5 comentários:

  1. Awwwwwwww que fofo!!! :)
    A-DO-REI!!

    Saudades de você!!

    ResponderExcluir
  2. Nathan seu post me deixou super emocionada. Lembro do post em que você contou o que seu ex melhor amigo disse e me lembro da tristeza que senti, mas, o que não quero me esquecer mais é dessa coisa gostosa que é saber que todos nós acabamos recuperando nossa esperança e fé em alguns seres humanos.
    Beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de lobo em pele de ovelha é clássica
    E não é raro sermos pegos por ela
    Mas os amigos de verdade sabem se mostrar e não é só de abraços que se sustenta a amizade

    Reconheço o boliche do Carioca Shopping aí no fundo ;D

    ResponderExcluir
  4. Lembro até hoje daqueles dias que vc me contou essas coisas e de eu dizendo que não valia a pena se importar com quem não se importa com vc, e continuo com essa mesma opinião. As conversas, quando aconteciam, porque vc sabe que eu sou (pro meu mal, muitas vezes) calado e quieto na minha, eram sinceras e eu tentava dizer algo que pudesse fazer vc superar isso. Finalizando, peço que vc continue sendo assim, sincero e honesto com quem te rodeia, mesmo que algumas pessoas não gostem e não entendam. Acredite, eu entendo, e sempre entenderei. E sempre estarei aqui tentando falar algo que possa te levantar.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!